sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Diferenciações de área na Propaganda

Acabei de ler um texto muito interessante no site do Clube de Criação e irei respostar. Os devidos créditos ao autor estão no final da postagem!
Por mais estranho que pareça, a área de comunicação é bem assim.

"Prospecção: o patinho feio da propaganda?

Um dia você vai trabalhar em propaganda, muito provavelmente numa agência.
Se você tiver a sorte de cair na criação, parabéns: sempre haverá um holofote para iluminar a sua auto-estima. Essa é uma das vantagens de se trabalhar na área criativa. É lá que nascem as grandes ideias, é lá que acontece a badalação, é lá que os egos batem no teto (isso quando não explodem antes).
Por outro lado, também é na criação que se engole mais pizza: criação não tem hora para chegar na agência, não tem hora para sair, mas sempre tem uma hora certinha para entregar o trabalho. Pode reparar: quanto mais estrela o cara fica, mais gordinho, também, ele vai ficando. É o “efeito pizza”.
É como uma maldição: você vai ficar famoso, vai ganhar uma boa grana, vai ganhar muitas menininhas, mas corre o risco de virar um faustinho silva antes de emplacar os 35.
Talvez você termine na mídia. É bom também. Dá o direito de deixar os caras de veículo no maior chá de cadeira. Enquanto você fica ao telefone com os figurões da Globo, a turma da imprensa nanica que se ajeite no sofá. Nessa função, você vai mexer com muita grana, e o truque é não contar que ela pertence ao cliente. E agir como se os milhões que vão para a televisão fossem todos seus.
Já imaginou o seu cartaz, chegar na namorada e mandar: “só hoje, Lili, autorizei 3 comerciais para a novela das 8 e mais 2 no Jornal Nacional. Quase 2 paus”.
No atendimento, precisa tomar cuidado. Se na hora de ser contratado pedirem para você esticar os braços, é porque querem ter uma ideia de quantos layouts cabem embaixo deles. E você corre o risco de virar um leva-e-traz. Vai cansar de carregar anúncio, vai cansar da propaganda, vai cansar da vida.
Sem contar uma coisa ainda pior: numa agência em que trabalhei, fizeram a maldade de fajutar um mata-burro entre criação e atendimento. Veja que sacanagem: um lado era para os gênios, no outro ficavam os jumentos. Maldade é pouco.
Um lugar legal para ficar é na área digital. Deixe crescer uma barba de 2 dias, evite lavar o cabelo e use um tênis pedindo água (diz-se dos calçados onde a sola descolou, e eles parecem estar de boca aberta).
Sobretudo, adote o digitalês como idioma oficial do departamento. Se vier um cara do planejamento com perguntas, seja solícito: “Ô,meu, só tem 40 pixels. Vamos dar um drop-out que fica bom”.
Se vier o presidente da agência, explique tudo direitinho: “Seo Sergio, são 400 hits no target. A gente dá um shut down com cross mídia, mais um enhance no set-up, não tem pra ninguém”.
Se vier o financeiro, finja um desmaio. O filho da mãe vem do Ibemec.
Falando sério. Por que será que tão pouca gente faz prospecção? Conta nova é o oxigênio da agência. É a maneira mais indicada para uma agência crescer. É um seguro contra conta-que-de-repente-sai-da-agência- ninguém-sabe-porquê.
Resolvi chutar o balde. Depois de ter sido redator de várias agências, diretor de criação de quatro e sócio de outras três abri meu home-office (estava na hora) e me dedico a fazer prospecção (qualificada) e consultorias.
E capricho: quero encontrar a agência mais adequada para cada cliente. Procuro fazer o encontro entre clientes que têm potencial com agências que sabem desenvolver negócios. Casar a fome com a vontade.
Sabe da maior? A coisa começa a dar certo.
Xô, patinho feio. "

Texto de Hans Dammann encontrado por mim, no link

2 comentários:

  1. Ei, eu sou atendimento, prospecção e planejamento de mkt....n é nada fácil, mas se o tal prospecção / atendimento não conquista e mantem contas..os "genios"da criação e web n tem o q fazer e vão ter que vender bala no semáforo...rs

    bjus

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  2. Prospecção é difícil em qualquer área, até na vida pessoal. Haha

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