quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Discurso Sam Walton

Acabei de ler um discurso do Sam Walton o fundador da rede WalMart a qual trabalhei por um certo período e achei fantástico. Principalmente por mostrar para nós, comunicadores, que publicidade não vale nada quando o serviço ou a empresa não faz jus ao que se diz.



"Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido.
Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.
Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.
Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.
Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranqüilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera.
Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama pacientemente enquanto os funcionários trocam idéias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.
Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas. Engana-se. Sabe quem eu sou? Eu sou o cliente que nunca volta!
Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua firma. Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão barata, de me enviar um pouco de cortesia.
Clientes podem demitir todos de uma empresa, simplesmente gastando seu dinheiro em outro lugar."

2 comentários:

  1. Já recebi este texto por email e espalhei pra todo mundo. É mesmo muito legal. Bjs, Ale

    ResponderExcluir
  2. Orra, bom mesmo. Lá não devem ser aceitas que acordam de mal humor, por exemplo. Rs.

    ResponderExcluir