terça-feira, 16 de junho de 2009

Ponto certo!

Boa tarde!
Parece que acertei o assunto do meu (re)começo no mundo blogueiro, quando resolvi mencionar o Twitter. Pois bem, a semana mal começou e já choveram matérias sobre esse assunto. Dessa vez, percebo que esta sendo mais sério do que simples pitacos... a nova mídia foi um dos principais assuntos da última publicação da revista "Você S/A" da editora Abril, que explora o lado comercial e a função profissional da ferramenta.
O link da matéria (para quem possa interessar) é esse: http://vocesa.abril.com.br/edicoes/0132/fechado/materia/mt_476473.shtml.
Para aqueles que ainda não entenderam do que se trata o Twitter, a explicação é simples... Ele não é nada mais nada menos que uma mídia participativa onde, uma pequena parcela de pessoas produzem um imenso conteúdo, enquanto toda a multidão apenas observa. Esse dado vem de um novo estudo do Harvard Business Review, que detectou um fenômeno interessante: 10% dos usuários do Twitter são responsáveis por 90% das atividades, enquanto isso, 80% dos 7 milhões de usuários da ferramenta, não possuem seguidores, isso significa, que eles apenas observam o que esta acontecendo, as opiniões que estão sendo formadas sem fazerem-se observados. A diferença com as outras mídias do tipo é que tudo se resume a 140 caracteres. É pouco para você?
Na realidade, 140 caracteres é uma boa quantidade para ser usada como auxiliar para uma ideia. Justamente por isso, a maioria dos twitteiros de sucesso, possuem blog`s, sites, flirk`s, facebook`s ou mesmo orkut`s para fazer a verdadeira popularização de suas opiniões. O Twitter é apenas uma forma de dizer: "Eu estou aqui! Percebam-me!" e passar um pequeno resumo daquilo que quer dizer.
O que realmente importa não é ter milhares de seguidores ou ficar famoso por suas publicações, o melhor que podemos fazer é deixar um legado com nossa personalidade por onde passamos, ainda mais quando se trata de meios on line. Principalmente para nós, publicitários e comunicadores desse mundo, que temos em nossas palavras a venda (ou não) do nosso peixe, a compra (ou não) do pão nosso de cada dia. Afinal, como diria Jonathan Zittrain: “Na internet, todos serão famosos para 15 pessoas”
Portanto, não vem ao caso se você é do tipo estrategista criativo, ou do tipo criativo estrategista, o que devemos ter em mente, é o tipo de imagem que você deseja passar aos outros mundanos e, ai sim, empenhar-se nessa missão. Certamente, independente do que você decidir, seguidores aparecerão para dividir ideias e pensamentos contigo. Apenas cuidado para não confundir momentos pessoais e profissionais em seu perfil, deixando ruídos na mensagem que esta passando pois, pode confundir aqueles que te seguem e acabar por perder aquilo (aqueles) que conquistou!
Enfim, minha dica é: "Seja criativo!" na busca daquilo que realmente deseja. E lembre-se como fator motivador: "As pessoas não sabem o que querem, até você mostrar para elas." - Steve Jobs.
Beijinhos, até a próxima!

Um comentário:

  1. Olá, estou passando para dar um "oi". Ví seu comentário no blog do Dino, a respeito do diploma de jornalista e vim visitar seu blog.

    Descobri que vc lê o meu blog sobre marketing, o Norte Estratégico. Gostou?

    Parabéns pelo seu blog, vc escreve muito bem.

    bju

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