quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Sete pecados do marketing!

Muito tempo depois, retorno ao blog para postar um texto que acabo de ler sobre os pecados leigos que as pessoas cometem quando o assunto é marketing.
O texto original encontra-se no link.
Boa leitura!

"Os que militam no marketing algumas vezes se divertem com os pecados que cometem os leigos, quando se põem a conceituar ou dar sua interpretação para algumas ferramentas de marketing, ou muitas vezes sobre o próprio. Esquecem que quando vamos a um médico, dentista ou outro profissional, gostamos quando este nos detalha o que temos, por que temos e como fazer para solucionar, em termos leigos. E nos irritamos quando alguém se põe a definir algo em termos técnicos de outra área, a nós ininteligíveis.

Em vista disto constatamos algumas confusões leigas, que na maioria das vezes se repetem ou são parecidas. As mais comuns entre os leigos são:

Marketing: pensam que é propaganda
Propaganda: pensam que é publicidade
Publicidade: pensam que é relação pública
Relações públicas: pensam que é comunicação
Comunicação: pensam que é merchandising
Merchandising: pensam que é promoção
Promoção: pensam que é desconto

Para não complicar, imaginando que a maioria dos leitores é composta por leigos em marketing, a melhor maneira de esclarecer estes pecados é explicar um a um os termos envolvidos, em linguagem clara, buscando o seu mais fácil entendimento. E para maior embasamento, antes colocaremos os conceitos técnicos de Kotler, um dos papas do marketing mundial e depois um jeito nosso de expor para você entender mais facilmente.

MARKETING
Um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, através da criação, troca de produtos e valores. Para descomplicar, criamos duas frases: atentar e atender necessidades (ex. água) e desejos (ex. cerveja). É a arte de encantar clientes.

PROPAGANDA
Qualquer forma de apresentação, e promoção impessoal de idéias, produtos ou serviços, realizada por um patrocinador identificado. É uma comunicação paga com intenção de divulgar produtos ou serviços.

PUBLICIDADE
É uma estratégia de comunicação com função de criar fatos, provocar notícias e desenvolver a formação institucional da empresa. São atividades para promover uma empresa ou profissional, seus produtos e serviços, pela inserção de notícias gratuitas na imprensa.

RELAÇÕES PÚBLICAS
Obtenção de publicidade favorável, criando uma imagem corporativa, controlando de forma a afastar eventos desfavoráveis e promovendo os favoráveis. É à busca de publicidade positiva pelo relacionamento com os possíveis clientes.

COMUNICAÇÃO
Em marketing são as ferramentas utilizadas para divulgar produtos ou serviços e criar imagem de marca ou institucional. São estratégias para transmissão de informações claras e coordenadas, feitas no objetivo de provocar a compra ou conquista do cliente.

MERCHANDISING
Atividade mercadológica que busca conduzir os bens através dos canais de distribuição. É a ação de valorização do produto ou serviço no lugar em que ele é procurado, destacando-o dos concorrentes através de algum tipo de apresentação.

PROMOÇÃO
Atividade projetada para estimular o consumidor no seu impulso de compra num determinado tempo. É um incentivo de curto prazo divulgado para encorajar a compra ou venda de um produto ou serviço, num momento pretendido.

DESCONTO
Redução de preço no objetivo de aumentar a compra ou atrativo à sua decisão em um momento específico. É uma forma de motivar clientes a optarem por um determinado produto ou serviço, num período fixo de conveniência para quem o oferece."

3 comentários:

  1. No fundo, todo mundo acha que entende dessa área e na verdade não entende p**** nenhuma. Gostei da iniciativa de explicar o que cada uma das áreas faz.

    ResponderExcluir
  2. Achei seu blog no posto de posts! Muito bom!!

    ResponderExcluir
  3. Genial isso né Ana? Faz tempo q nao leio algo tão sintetizado e explicativo ao mesmo tempo. Grande Kotler.

    Abs!
    @vinisiller

    ResponderExcluir