sexta-feira, 24 de julho de 2009

Acabei de ler um texto incrível do Morandini sobre design. Vou compartilhá-lo... É um pouco longo, mas cada frase vale a pena!


"Design é soma, nunca subtração. O estudo é fundamental. Agregar conhecimento nunca é demais, venha ele de onde vier: seja do matuto da cidadezinha do interior que faz banquinhos toscos de três pés ou do acadêmico doutorado no exterior.
Professores não são 'pontes' nem 'facilitadores'. Antes, eles são gente. Alguns com muita experiência profissional e de vida. O tal matuto também é gente. Tão importante para nossa formação quanto o acadêmico, ele é provedor de conhecimento prático, da lida diária e da filosofia aparentemente barata mas igualmente necessária. Óbvio: há acadêmicos e matutos medíocres. Cabe a nós separá-los segundo nossa sensibilidade e critérios próprios.
Diferentemente dos nossos computadores, os 'HDs' da humana raça funcionam melhor à medida em que vão ficando mais cheios de informações e referências. Assim, é nosso dever abrir os olhos para tudo e para todos. Abraçamos uma profissão maravilhosa, que nos permite extrair de tudo (tudo mesmo) um pouco de néctar para nosso pleno desenvolvimento.
Não acredito em dom. Aquilo que as pessoas chamam de 'dom', prefiro chamar de acúmulo de experiências, sejam elas de vida, sensoriais ou profissionais. O fundamental é erguer as antenas e não ter preconceito de captar o novo e o velho com a mesma paixão. Ouvir Bach com o mesmo interesse que a gente ouve música eletrônica contemporânea. Não fechar os olhos para Basquiat só porque a gente gosta de Rembrandt. Ler Cony, Rui Barbosa ou Kundera com a mesma curiosidade infantil. Estudar psicologia, filosofia, línguas, desenho, economia, administração... Abastecer nosso 'arquivo' com o maior número de referências possível. Ter uma visão holística da profissão, não limitando nossa atuação àquela meia dúzia de conceitos pré estabelecidos que um dia nos ensinaram a ver como certos e absolutos.
Mais do que um computador, nosso cérebro se assemelha a um enorme jardim em constante crescimento. Sua arquitetura é a da evolução e da soma. Soma de cores e formas que geram outras cores e formas num movimento perpétuo de pleno desenvolvimento. Crie sempre ambientes que estimulem a criatividade. Freqüente lugares com o faro aguçado e a curiosidade crítica sempre alerta. Olhe com outros olhos. Fareje oportunidades e ângulos novos para seu repertório estético. Faça com que seu universo trabalhe a seu favor, alimentando você constantemente.
Diplomas e certificados? Acumule o mais que puder, mas não os colecione. Colecione, sim, o conhecimento que esses papéis apenas representam. Isso é para sempre! Dê igual importância aos bancos da universidade e aos bancos da praça. Até dá para ser um profissional completo sem os dois, mas o caminho não tem a mesma beleza e a paisagem perde um pouco do viço.
Design é arte? Não! Design é soma. Soma disso tudo que a gente já falou. É arte, ciência, religião, filosofia, psicologia... É conteúdo! É conhecimento na concepção mais sublime da palavra! Design é algo muito grande para ser enquadrado numa definição. É igualmente grandioso para ser colocado à margem de qualquer atividade (pois ele pode estar inserido nessa atividade!)Por fim, questione sempre. Faça intervenções imaginárias no trabalho alheio. Modifique e crie conceitos e linguagens. Faça com que a palavra 'design' ganhe um novo significado para você e para sua vida.
Não deixe que as pessoas tóxicas te contaminem com negativismo acerca da profissão. Como toda atividade, a nossa tem altos e baixos, mas ela é responsável muito mais pelos prazeres do que pelos reveses. Invista nessa nova forma de ver as coisas. O investimento voltará para você multiplicado e revigorado. Lembre-se: o mundo nos oferece uma volta completa todos os dias, com direito às cores, às sensações, às novas experiências, vivências e ainda nos permite levar junto as pessoas que quisermos".

10 Táticas dos Supermercados.

Quem nunca fez compra alguma vez na vida e acabou saindo do local com mais do que desejava levar? Talvez até gastando quantias bem maiores, mesmo que estivesse certo sobre o que foi procurar e quanto deveria gastar.
Pois bem, não se preocupe que esse fato tem explicações muito mais pensadas e estudadas do que você pode imaginar. Conheça algumas:

1- A entrada do supermercado é onde ficam os melhores produtos, os mais caros como a ala de tecnologia ou os da época, como corredor de ovos de páscoa, enfeites de natal e etc. Você acabou de chegar, tem espaço no carrinho e toda a paciência do mundo para "bisbilhotar" os produtos e, dessa forma, ter uma propensão maior a levá-los.

2 - A temperatura é sempre agradável. Não faz frio ou calor ali dentro para que você não tenha incomodos enquanto faz suas compras, pois alguém fica muito tempo num ambiente gelado ou abafado demais?

3 - As músicas ambiente acabam por relaxar a mente, relaxar assim, andamos mais devagar e sem pressa.

4 - A mesma tática para retardar o passo acontece com o caso do piso, que é sempre liso e escorregadio, justamente para que o consumidor passe lentamente pelas gôndolas e tenha tempo de ver o maior número de produtos possível.

5- Não existem relógios ou janelas. O motivo é simples, para que você não perceba a quantidade de tempo que esta dentro da loja, é uma ligeira forma de alienação. Você não sabe se esta escurecendo, desabando o mundo em forma de chuva ou mesmo se esta ficando próximo do horário de algum compromisso, do seu descanso ou mesmo da hora que pretendia ir embora.

6 - Não há em lugar algum um mapa das seções e produtos, se quiser algo, terá de procurar andando pela loja e prestando atenção nas prateleiras, o que pode influenciar muitas compras impulsivas.

7 - Os produtos de primeira necessidade assim como os que podem fazer você "dar uma passadinha no mercado" como refrigerante ou cerveja, ficam no último corredor, fazendo com que você percorra toda a loja para pegá-los, encontrando diversas promoções e ilhas de produtos em promoção em seu caminho.

8 - Sabe quando você encontra um produto fora da prateleira habitual apenas por combinar com o daquela seção? Pois então, é uma forma de induzir o consumidor a uma venda casada, produtos que normalmente são consumidos ao mesmo tempo como cerveja e amendoins, macarrão e molho de tomate, chás e adoçantes.

9 - Alguns supermercados começaram a adotar um modelo de loja com praça de alimentação, cafeterias, lan house... essa é uma técnica para aumentar o fluxo de pessoas e o tempo que passam no centro de compras, aumentando o consumo.

10 - Para finalizar, a principal estratégia de um supermercado (minha opinião) é o "corredor das tentações" aquele corredor de guloseimas, camisinhas, revistas de fofocas e tudo mais que se possa imaginar que fica junto da fila do caixa. Essa é a maior e melhor armadilha para uma compra impulsiva pois, o caixa esta ali, na sua frente, não há como você colocar no carrinho e mudar de ideia depois.

Enfim, essas são apenas algumas.

domingo, 19 de julho de 2009

Manifesto em favor do novo.

Vasculhando publicidades, campanhas e designs por ai, encontrei uma campanha que é um verdadeiro "Manifesto em favor do novo".
Considero extremamente interessante quando uma campanha toca o leitor, quando ela o faz pensar sobre aquilo e, perceber como faz parte de seu próprio eu, o novo tem suma importancia em nossa existência, por mais que possamos não perceber, estamos em constantes mudanças. Novos objetivos, sonhos, tarefas, gostos... enfim, sem mudança não há vida!
Como diria o meu querido Raul: "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo"
Sabe quando você lê ou vê alguma coisa e pensa "como eu gostaria de ter criado isso!"? Foi o que pensei e senti. Justamente por isso, partilho esse pequeno texto com aqueles que me acompanham.




Na campanha esta escrito esse poema:

"Manifesto em favor do novo"

Alguns temem o novo
Porque ele ameaça o estabelecido, contesta as convenções
Desafia as regras.

Alguns evitam o novo
Porque ele traz insegurança, estimula o experimento,
convida a reflexão.

Alguns fogem do novo
Porque ele nos retida da confortável posição de autoridades
E nos obriga a reaprender

Alguns zombam do novo
Porque ele é frágil, não foi consagrado pelo uso
Mas essas pessoas esquecem que tudo que hoje é consagrado, um dia já foi novo.

Alguns combatem o novo
Porque ele contraria interesses, desafia os paradigmas não respeita o ego
despreza o status quo

Mas tudo isso é inútil,
Porque a história da humanidade mostra que o novo sempre vem

Por isso, recicle seus pensamentos, receja seus pontos de vista
Atualize suas fórmulas, seus métodos, suas armas.

Senão você sempre será um grande profissional
Um sujeito muito preparado para lutar em uma guerra que já passou.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Mandamentos.

Para quem gosta e se interessa por essa profissão, aqui vão os dez mandamentos de um bom designer:

1. O bom design é inovador
2. O bom design faz de um produto útil
3. O bom design é estético

4. O bom design ajuda um produto a ser compreendido

5. O bom design não é invasivo

6. O bom design é honesto

7. O bom design é durável

8. O bom design é pensado até o último detalhe

9. O bom design é preocupado com o meio ambiente

10. O bom design é o menos design possível.