segunda-feira, 22 de junho de 2009

Tempos modernos!

Como podemos perceber nos últimos tempos, as mídias on line tem crescido e tomado uma força como nunca imaginamos que poderia acontecer. Estudos publicados essa semana, dizem que até julho de 2010, a internet terá superado a televisão como meio de comunicação, informação e laser.
Alguns apostam que a televisão digital não deixará que isso aconteça, embora tenhamos certeza que isso é praticamente impossível.
Olhando de fora, parece apenas mais um caminho seguido pela globalização, que aos poucos esta conquistando as multidões e ninguém sofrerá com isso. Bem, pelo ponto de vista publicitário, podemos dizer que até o ano passado, cerca de 80% de toda a mídia produzida era televisiva e, hoje, esses mesmos publicitários estão tendo que encontrar outra forma de comunicação.
Dai nasce a grande sede que temos pelas novas tecnologias, novas formas de comunicação, inovações surpreendentes... quem não evoluir ficará perdido no tempo! É mais do que certo dizer "Update or die!" para todos nossos profissionais, que desafiam as fronteiras da comunicação em massa.
Pois bem, e por onde começar? Felizmente, temos o dom da curiosidade a nosso favor e com isso, podemos nos beneficiar. É um exercício diário... Já saciou-a hoje? Sim, a curiosidade é uma grande ferramenta para entendermos essa modernidade, ou vai me dizer que não fez uma conta no twitter só para saber como funcionava ou o que rolava por lá? Grande parte de nossos conhecimentos e paixões nascem assim, de uma simples curiosidade.
Por isso, faça contas em todas as redes sociais possíveis e tente fazer amigos por lá, escreva, escreva muito no seu blog, poste no seu twitter e seja ativo onde puder e conseguir. Não tem tempo para bobagens? Amigo, está por fora hein? Seu futuro como comunicador depende em partes disso! A outra parte é com você... com seu conhecimento, criatividade e ousadia!
Experimente, faça a diferença, saia do quadrado, inspire-se, aguçe os sentidos... os 5, 6, 7 que você tiver!
Sucesso!

terça-feira, 16 de junho de 2009

Ponto certo!

Boa tarde!
Parece que acertei o assunto do meu (re)começo no mundo blogueiro, quando resolvi mencionar o Twitter. Pois bem, a semana mal começou e já choveram matérias sobre esse assunto. Dessa vez, percebo que esta sendo mais sério do que simples pitacos... a nova mídia foi um dos principais assuntos da última publicação da revista "Você S/A" da editora Abril, que explora o lado comercial e a função profissional da ferramenta.
O link da matéria (para quem possa interessar) é esse: http://vocesa.abril.com.br/edicoes/0132/fechado/materia/mt_476473.shtml.
Para aqueles que ainda não entenderam do que se trata o Twitter, a explicação é simples... Ele não é nada mais nada menos que uma mídia participativa onde, uma pequena parcela de pessoas produzem um imenso conteúdo, enquanto toda a multidão apenas observa. Esse dado vem de um novo estudo do Harvard Business Review, que detectou um fenômeno interessante: 10% dos usuários do Twitter são responsáveis por 90% das atividades, enquanto isso, 80% dos 7 milhões de usuários da ferramenta, não possuem seguidores, isso significa, que eles apenas observam o que esta acontecendo, as opiniões que estão sendo formadas sem fazerem-se observados. A diferença com as outras mídias do tipo é que tudo se resume a 140 caracteres. É pouco para você?
Na realidade, 140 caracteres é uma boa quantidade para ser usada como auxiliar para uma ideia. Justamente por isso, a maioria dos twitteiros de sucesso, possuem blog`s, sites, flirk`s, facebook`s ou mesmo orkut`s para fazer a verdadeira popularização de suas opiniões. O Twitter é apenas uma forma de dizer: "Eu estou aqui! Percebam-me!" e passar um pequeno resumo daquilo que quer dizer.
O que realmente importa não é ter milhares de seguidores ou ficar famoso por suas publicações, o melhor que podemos fazer é deixar um legado com nossa personalidade por onde passamos, ainda mais quando se trata de meios on line. Principalmente para nós, publicitários e comunicadores desse mundo, que temos em nossas palavras a venda (ou não) do nosso peixe, a compra (ou não) do pão nosso de cada dia. Afinal, como diria Jonathan Zittrain: “Na internet, todos serão famosos para 15 pessoas”
Portanto, não vem ao caso se você é do tipo estrategista criativo, ou do tipo criativo estrategista, o que devemos ter em mente, é o tipo de imagem que você deseja passar aos outros mundanos e, ai sim, empenhar-se nessa missão. Certamente, independente do que você decidir, seguidores aparecerão para dividir ideias e pensamentos contigo. Apenas cuidado para não confundir momentos pessoais e profissionais em seu perfil, deixando ruídos na mensagem que esta passando pois, pode confundir aqueles que te seguem e acabar por perder aquilo (aqueles) que conquistou!
Enfim, minha dica é: "Seja criativo!" na busca daquilo que realmente deseja. E lembre-se como fator motivador: "As pessoas não sabem o que querem, até você mostrar para elas." - Steve Jobs.
Beijinhos, até a próxima!

domingo, 14 de junho de 2009

O (Re)começo!

Dentre mortos e feridos, retorno ao mundo blogueiro. Dessa vez, com milhares de ideias novas, inspirações inusitadas e assuntos interessantes para postar e debater... será que consigo leitores ou companhia? Veremos.
O que me fez voltar aqui é o fato de ter iniciado um novo ciclo em minha vida (vicioso?). Muita coisa esta mudando, voltando, saindo... O que será que vai ficar e firmar-se? O que verdadeiramente será de mim? Óh dúvida cruel! Isso me faz lembrar uma música... "A lista" de Oswaldo Montenegro, conhece? Vale a pena! A letra é muito reflexiva... sempre me faz pensar na vida e chegar a horizontes diferenciados. Será esta a parte boa ou ruim?
Hoje é domingo... dia mundial do ócio (criativo!?!), tive o deleite de uma boa leitura ao longo da tarde (Para aqueles que querem seguir caminho do Design, indico "Bruno Munari"). A sensação térmica depois do anoitecer é de 9ºC, me acompanho do fogo da lareira, uma taça de vinho, um cachorro companheiro deitado em meus pés, a trilha da vez são rock`s clássicos... Me pergunto se hoje é o melhor ou pior dia para voltar a escrever, acabei de ficar mais velha, de me surpreender de forma incrivelmente positiva com uns e absurdamente negativa com outros, de perceber que essa relação de amor e ódio entre mim e os seres humanos será sempre alimentada por tudo que vejo, ouço e vivo...
O importante é não se deixar abater, levantar a cabeça e falar de coisas produtivas. Que tal sobre o twitter? Uma nova mídia que descobri esses dias e me apaixonei! (http://twitter.com/AninhaRuiz) está certo, está certo... esta cheio de pessoas que usam como diário, contando até quando vão ao banheiro, ou para falar besteira, no entando, mais pessoas do que eu imaginava descobriram boas utilidades, fins produtivos e inteligentes! Diga não a coletiva perda de sabedoria! Será que ainda há solução? Enfim, gosto de partilhar links, artigos, vídeos e outros cositas com meus amigos e seguidores. Acredito muito num futuro promissor, embora muitas vezes não consiga me convencer disso.
Bem, seja como for, a publicidade, o marketing e toda a comunicação esta mudando. Temos de nos antenar para não sermos engolidos pelas novas mídias, novos target`s, novos métodos... vamos nos ajudar? "Feliz aquele que tranfere o que sabe e aprende o que ensina"
O primeiro de muitos novos post`s fica por aqui. Por hoje é só pessoal!
Uma ótima semana e muita produtividade a todos.